Vender pelo Instagram: possibilidades

Vender pelo Instagram: possibilidades

Quer descobrir como vender pelo Instagram? Das ações mais básicas às mais elaboradas, nossas dicas serão capazes de mostrar que, com a estratégia certa, é possível vender pelo Instagram.

Presença profissionalizada

Tem quem acredite que criar artes bonitas e um calendário de postagens é o bastante para começar a vender pelo Instagram. Não é!

Neste artigo, vamos focar nos dois últimos pontos, Social Selling e Venda e posicionamento comercial.

O Social Selling é representado pelos posts nos quais você relaciona sua marca ao universo de dores e angústias da sua Buyer Persona de forma mais branda, explorando mais sua expertise e conhecimento para que o público saiba que você é autoridade na área.

Este tipo de postagem vai criando cada vez mais adesão da sua marca ao seu nicho e faz com que o seu público lembre de você sempre que precisar do que você vende.

Já os posts de venda e posicionamento comercial tratam da atração direta de quem está pronto para comprar. São os posts que mostram o seu preço, o seu produto, o valor da sua entrega e já chamam para a compra.

Talvez voce queira ler Formula negocio online 3.0

Post completo

Criou uma boa arte e fez um texto vendedor para a legenda? Agora é hora de colocar em prática os demais elementos que o Instagram proporciona para ampliar seu poder de vendas. Nunca se esqueça deles:

– Localize as fotos: marcar a localização da sua empresa é uma ótima forma de deixar o seu post ainda mais interessante para o seu público. Nunca deixe de marcar a localização, principalmente se você trabalha com varejo e demais negócios B2C.

– Hashtags: o Instagram permite até 30 por posts, mas é bom não poluir demais a sua publicação. Seja criterioso na escolha e lembre-se que essa marcação é muito importante para que o seu perfil esteja sempre no radar do seu público.

– Horário: redes sociais não têm fórmula exata. O que dá certo para um pode não dar certo para outro perfil. Portanto, analise sempre a movimentação do engajamento e escolha os melhores horários de movimentação do seu perfil.

Por que usar o Instagram para aumentar as vendas?

O Instagram tem como uma de suas principais características o forte apelo visual. A disposição dos elementos torna a interação mais dinâmica, não dá destaque aos conhecidos “textões” e oculta inicialmente até mesmo a maior parte dos comentários.

Isso faz com que o usuário deslize pela tela com maior facilidade, transformando a imagem no maior atrativo para as publicações — o que faz dessa rede uma verdadeira vitrine virtual. Mas vamos analisar mais alguns dados:

  • no mundo, o Instagram tem mais de 800 milhões de usuários que acessam a rede todos os meses;
  • 500 milhões desses usuários acessam a plataforma diariamente;
  • 80% das contas seguem pelo menos uma empresa;
  • o índice de engajamento no Instagram (4,1%) é quase seis vezes maior que o do Facebook (0,7%), o que faz dele uma excelente ferramenta para vendas on-line;
  • 38% dos clientes afirmam que compram produtos encontrados no Instagram com frequência;
  • o Instagram tem desenvolvido uma série de recursos para ajudar as empresas a venderem na própria plataforma, como links de ação “compre agora”.

Portanto, não faltam razões para usar o Instagram como parte importante da estratégia de marketing digital. As publicações nessa rede podem contribuir para projetar a sua marca e alavancar as vendas.

Descubra como fazer isso de forma eficiente no próximo tópico!

Leia tambem: Formula ngocio online

Como vender pelo Instagram?

Muitas empresas estão experimentando a eficácia do Instagram para atrair consumidores e aumentar suas vendas. Mas para que isso aconteça, é preciso usar as melhores práticas. Você pode conferir as principais agora:

  • Use imagens de boa qualidade
  • Interaja com seus seguidores
  • Use CTAs
  • Use hashtags, mas com moderação
  • Coloque seu público-alvo em primeiro lugar